{feliz dia do pão!}

sexta-feira, outubro 16, 2020 Estephani Lima 1 Comments

 

feliz dia do pão! sim, hoje 16 de outubro é dia do pão, e eu como uma boa comemoradeira rs, quis fazer pela primeira vez o pão de 10 dobras e deu certo! então obvio que já vim aqui compartilhar a receita com vocês!

antes de começar quero dizer que peguei a receita nesse video AQUI e apesar de deixar a receita logo aqui embaixo eu recomendo que você vá até o video, pois é bem didatico e vai acrescentar bastante também!

os ingredientes são:
♥ 500 gramas de farinha de trigo
♥ 5 gramas de fermento seco
♥ 10 gramas de sal
♥ 350 ml de água
 


 agora vem a parte mais legal, o modo de fazer:

em um recipiente grande acrescente as 500 gramas de farinha, o fermento, o sal, e por ultimo a agua, misture os ingredientes apenas pra juntar mesmo, e deixe descansar pelos primeiros 10 minutos. (esse pao nao é sovado, apenas faremos dobras).

vamos ter um ciclo de 4 pausas de 10 minutos intercalados por 10 dobras 4 vezes, então recomendo que você anote em um papel para nao se perder a seguinte sequencia:

10 minutos de pausa

10 dobras

10 minutos de pausa

10 dobras

10 minutos de pausa

10 dobras

10 minutos de pausa

10 dobras

é importante que voce cronometre certinho, e uma dica legal que tem no video é molhar a mao na agua todas as vezes que voce for fazer as dobras.

bom terminando todo esse processo acima, deixe descansar por 1 hora.

após o descanso, modele o pão fazendo novamente 10 dobras e leve para uma panela de ferro untada com azeite (eu usei uma forma mesmo) e já faça os "risquinhos" no pão e deixe descansar por mais 45 minutos, enquanto isso ligue o fogo que precisa também estar pré-aquecido a 250ºc durante os 45 minutos de descanso do pão também

é uma receita que demanda tempo e gás rs...

logo após esse descanso, coloque o pao no forno por 25 minutos a 250ºc tampado (eu coloquei outra forma por cima para cobrir, mas se voce tiver uma panela de ferro melhor ainda) terminado o tempo, destampe e abaixe o forno para 200ºC e deixa mais 20 minutos.

tempo terminado, é só se deliciar com seu pãozinho quentinho, com uma manteiguinha <3 

a casquinha dele fica bem crocante e o interior macio, o melhor é que nao tem gosto de pao caseiro sabe? parece pao de padaria mesmo <3

eu amei, e já ta quase acabando aqui em casa,

se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, se fizer me marca no insta é o @abelezadarotina.

um excelente finde,

beijos,

Esté

 

  feliz dia do pão! sim, hoje 16 de outubro é dia do pão, e eu como uma boa comemoradeira rs, quis fazer pela primeira vez o pão de 10 dobra...

Um comentário:

Vai, comenta, me motiva tanto, vou amar ler <3